É quase impossível que o criador encontre um lote de bezerros parelho, por isso, na hora de escolher os bezerros para a criação, é necessário que o comprador observe diversas características no animal e leve em consideração não só a parte visível, como a invisível também.
É essencial que o histórico do animal seja investigado. Saber sobre a nutrição, sanidade e genética são importantes para que o manejo seja feito corretamente. Por exemplo: se o criador adiquire um bezerro que recebia suplementos na alimentação e passa a receber somente pastagem, é normal que o animal tenha uma queda no rendimento.
Quanto às características visíveis, animais com maior carcaça têm mais chances de alcançar um bom desenvolvimento e aumentar a precocidade. Uma boa forma de avaliar o porte do bezerro é observar a parte traseira dele, se ela for maior do que as costelas, então o animal tem um bom porte.
Além dessas características, a docilidade, manejo, ambiente e trato influenciam no desempenho do desenvolvimento do animal.
Fonte: Globo Rural