Qual herbicida usar de acordo com cada cultura?

Herbicidas são compostos químicos que foram criados para realizar o controle de ervas daninhas, são amplamente utilizados na agricultura com o objetivo de eliminar o prejuízo causado por ela.

Estes compostos atuam como um mecanismo de controle, pois agem na morte ou supressão de plantas indesejadas, aumentando a produtividade da cultura em questão.

Os herbicidas atuam como um pesticida e são a principal forma de manejo para controle de ervas daninhas, pois tem ação rápida, custo reduzido e baixo efeito residual.

O que são ervas daninhas?

As ervas daninhas são plantas que surgem espontaneamente onde não foram plantadas, também chamadas de infestantes porque nascem em local indesejado, geralmente tendo suas sementes trazidas pelo vento, através de animais, ou simplesmente aparecerem com o tempo, basta que tenham condições ideais para sua germinação.

Quais os tipos de herbicidas?

Em geral, os herbicidas são classificados em duas categorias principais: seletivos e não seletivos, pré-emergentes e pós-emergentes

O que são herbicidas pré-emergentes ou pós-emergentes?

Antes de podermos explicar os tipos de herbicidas, precisamos esclarecer o que é a emergência de uma planta. 

A emergência é a fase que ocorre após a semeadura, é o momento em que inicia a “construção” da planta produtiva.

Herbicidas pré-emergentes

Herbicidas pré emergentes como o próprio nome diz são aqueles usados antes que as ervas daninhas comecem a emergir, ou seja, são aplicados diretamente no solo, conhecidos também como herbicidas para controle da sementeira, pois atuam durante a germinação e a fase inicial das sementes, e têm maior efeito residual.

Herbicidas pós-emergentes

Herbicidas pós-emergentes são os que devem ser aplicados após a emergência das plantas daninhas, mas antes que interfiram no desenvolvimento da cultura. Em decorrência do uso constante deste tipo de herbicida, as ervas daninhas criaram resistência, devido a seleção natural.

Pensando nisso, os especialistas aconselham a usar produtos pré-emergentes e pós-emergentes para o combate às ervas daninhas, para que o resultado seja mais eficiente e não ocorra a seleção natural de espécies resistentes.

Tendo em vista as especificidades de cada cultura, abaixo relacionamos o controle de manejo de ervas daninhas mais usadas em 4 tipos de lavouras. 

1- Qual herbicida usar no milho? Neste tipo de cultura, especialistas explicam que o melhor método de ataque é o pré-emergente, logo após o plantio da cultura.

2- Qual herbicida usar na mandioca? Na lavoura de mandioca, o mais recomendado é que o herbicida seja aplicado duas semanas após o plantio, como medida preventiva, pois a cultura de mandioca ainda possui poucos herbicidas registrados. 

3- Qual herbicida usar na grama? Aqui é possível usar tanto o herbicida pré-emergente, quanto o pós-emergente, entretanto o cuidado deve ser redobrado na aplicação, pois a maioria dos pós-emergentes não são herbicidas seletivos, podendo matar tanto a erva-daninha quanto a grama.

4- Qual herbicida usar no feijão? Para a lavoura de feijão é possível aplicar herbicidas pré-emergentes ou pós-emergentes, dado que já existem herbicidas seletivos, estes são metabolizados apenas pela erva daninha, sem afetar a cultura.

O que é seletividade do herbicida?

A seletividade do herbicida pode ser definida como a habilidade de matar ou suprimir o crescimento das ervas daninhas ou mais espécies e ao mesmo tempo ter capacidade de não afetar as plantas de interesse econômico.

Quando falamos de seletividade do herbicida, estamos falando (de forma bem resumida) que dada a sua composição química ele afetará apenas a erva daninha, sem causar prejuízos à cultura de interesse. 

Assim, temos que lembrar que dependendo da cultura, ela pode ser resistente ou não ao herbicida. Por isso é tão importante ter conhecimento sobre o tipo de herbicida que deverá ser aplicado em cada tipo de lavoura.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, várias culturas já possuem o herbicida seletivo, facilitando o combate e controle das ervas daninhas.

Ficou alguma dúvida? Procure uma de nossas lojas, na Terrafós você encontra o que precisa para a sua lavoura.

Deixe um comentário